Foi assim que a brindei.
Passei meses, semanas, dias, horas e minutos de volta de caixas e caixinhas. Empacotei uma vida que era minha, da minha irmã, da mãe e do pai, dos avós, das tias, das primas. Empacotei uma casa de família, feita de sonhos, de desilusões, de doença, de choro (muito!). Empacotei com toda a força que me tem feito seguir em cada ano que passa, com toda a fé em dias felizes, com todo o amor com que se contrói casa e família onde quisermos.
Foi assim que brindei.
Brindei à vida, ao teto, ao lugar de conforto, ao porto de abrigo. Demorei a largar o quarto que via o pôr do sol e aquecia em todas as tardes. Um quarto que regista a pior lembrança até aos dias de hoje - “Maria a mãe não aguentou. Já não vamos a Lisboa. [silêncio de uma dor infinita]. Vou a Évora buscar a mana, ficas com a Marília?”.
Foi assim que brindei.
Às memórias felizes de festas numa sala de 70m2, aos sorrisos rasgados dos pais a dançar no corredor, ao dia em que entrei e uma cadela boxer minúscula se escondeu nas pernas do pai, às vezes sem conta que lavei a passadeira pelos xixis fora do sítio, às festas côr-de-rosa do jardim, aos almoços de grelhados, às chegadas da noite na madrugada fora, aos amores, às entregas de CTT.
Foi assim que brindei.
Respiro fundo com a certeza que dei tudo. Que a tratei com carinho apesar dos anos de raiva que lhe gritei sozinha sentada na escada que ia para o primeiro andar. Que a amei em cada cozinhado naquela cozinha branca e amarela com azulejos pintados à mão.
Foi assim que brindei.
Reconhecendo o lugar onde já não queria estar. Aceitando que o livro precisa de um novo capítulo, de uma energia renovada, de uma nova vista para o mar. Aceitando que não posso assumir o peso dos sonhos e desejos dos outros. Aceitando que eu também mereço sonhar e escolher. De coração aberto ao que está por vir, sabendo que casa é onde queremos estar e, onde nos quiserem continuar a amar.
Obrigada casa cor de rosa, foi um gosto! Adeus <3
E agora vamos com tudo :)
Ps - Já tinham saudades da Maria lamechas sem precedentes?