terça-feira, 6 de julho de 2010

Ruanda

Google.com


Perto de um milhão de pessoas morreram no Genocídio que acabou em Julho de 1994. Guerra interna no Ruanda entre Hutus e Tutsis, duas etnias num mesmo país.
Não lhes valeu quase ninguém, talvez por não haver ali nada que pudesse ser dado em troca.
Onde estava eu em 1994?
A terminar a minha 4ª classe.
Quantos com a minha idade nessa altura deverão ter desaparecido entre chacinas, torturas, violações, disparos, granadas...
Acabo de ver um filme sobre este massacre humano.
  Sometimes in April.
Não há tradução ainda do filme em Portugal, salvo o meu possível erro. Não sei se chorar me é suficiente ou se tenho de ir vomitar.
Chamaram aos Tutsis, filhos da mesma terra vermelha, de baratas. Extreminaram colégios e igrejas inteiras. Onde estava o Deus nesta altura?
Durante estes 100 dias de captura e morte...
O mundo assistiu a isto de plateia. A ONU chegou tarde.
E eu agora só me lamento. Nem me lembro de mim nessa altura.
Darfur outro martírio de etnias que já dura desde 2003. Racismo que existe puro e duro ofuscando os direitos humanos e vontades próprias de cada um.
Não me convenço porque sou uma mulher de esperança e fé e de força por um mundo melhor, mas são guerras que deixam marcas em quem as vive e sobrevive.

Sem comentários:

Enviar um comentário