sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um dia até os vou içar de helicópetro.


Já devia saber que os senhores doutores médicos ficam sempre à frente. É esta frustação que me alimenta. Mais um sonho quebrado mas isso não quer dizer que desista. Esperem só até ver o que vou fazer. Tenho furado até me doer e vou continuar até um dia estar ao mesmo nível e então aí dar-lhes um aperto de mão com um sorriso nos lábios. Custe o que me custar. Mesmo que isso signifique estar longe de casa, horas de estudo, papéis preenchidos, sonhos adiados. A tartaruga demora mas chega sempre onde deve descansar. Filhos da mãe. Sinto uma raiva cá dentro que não compreendo como ainda me afecta. Eu já devia saber, ou melhor, eu já sei, que comigo, nada funciona à primeira. Nada chega na primeira entrevista, nada chega na primeira abordagem, na primeira vontade de me candidatar às coisas. Não, não chega porque sou enfermeira. Os enfermeiros às vezes são pouquechinhos. Um dia viro ministra e aí vou ver. Um dia viro presidente da ordem e aí vou ver. Um dia mudo esta merda de sistema de triagem e selecção. Secalhar o melhor é um dia deixar de ser enfermeira e ser outra coisa qualquer.
Portanto meus amigos, Costa Rica foi por um canudo. Tanzânia foi por um canudo. 
Agora? Agora vou pagar 900 libras e vou fazer um curso intensivo de uma semana na montanha. Vou aprender de tudo acerca de um traumatizado para estar ao nível do senhor doutor. Vou saber tanto que o senhor doutor não vai ter tempo para pensar e responder. Se for preciso até aprendo a içar de um helicópetro para fazer o serviço completo. Mas a mim ninguém me pára. Nem que um dia até vire a médica que sempre quis ser mas que até aí, o sistema de selecçção já estava implementado e não me deixou. Um estudante com média de quinze não tem direito a ser médico no meu país. No meu país o senhor doutor é de 19 valores. 
Um dia meus amigos, viro médica e enfermeira num só. Quero ver quem me diz: " Maria, você tem imensas qualidades, no entanto, as vagas já estão preenchidas pelo doutor x e pelo doutor y. Que tal tentar para o verão que vem?". Um dia escolhem-me a mim e ainda poupam dinheiro! Sistema de ricos, de ordens e profissões poderosas. Hoje, não interessa nada querer dar, querer ir. Ainda que com o nosso próprio dinheiro. Hoje há que poupar tanto que já não há espaço para pessoas com menos experiência. Eu só me pergunto, quando vou ter espaço para ir ganhar experiência?
Um dia meus amigos, ganho o euromilhões e vou sozinha.
Hoje, só quero cama e uma almofada por cima da cabeça e esquecer que o mundo está lá fora. Que chove há dias sem parar. Que quero ir para casa pôr o pé na areia e dar um mergulho no mar para acalmar a desilusão.

3 comentários:

  1. E vais conseguir isso e tudo mais.. Agora levantar a cabeça e seguir em frente.. Há dias dificeis mas virão dias melhores e esses é que valem a pena recordar..
    Beijo grande
    Até breve
    Da tua
    M.

    ResponderEliminar
  2. Querida Maria, tudo o que Deus nos dá é por algum motivo muito forte e por algo muito bom que nos vai acontecer e se tem sido difícil é porque Ele sabe que tu tens essa
    capacidade. As grandes dificuldades acontecem aos melhores seres. Tenho a certeza que algo muito especial está à tua espera. Continua minha amiga e não desanimes.
    Com amor,
    Pipa

    ResponderEliminar
  3. Maria, desculpe mas já pensei nisto algumas vezes quando ouço comentários parecidos acerca do acesso à carreira médica em Portugal: mas porque é que num concurso nacional, que se deve pautar por critérios objectivos (precisamente para não haver benefícios nem atropelos), uma pessoa com média escolar de 15 valores há-de prevalecer sobre outra, com média de 19? Se houvesse razão para isso, seria com base em entrevistas para avaliação pessoal, mas isso é extremamente subjectivo e não revela a capacidade de aprendizagem que é exigida a um estudante de medicina. Até ser adoptado um critério que pondere todas as variantes dos candidadtos mas mantendo a justeza (e justiça), acho que o utilizado atualmente é justo.

    ResponderEliminar