sábado, 11 de janeiro de 2014

Please do inspire me.

                       


Acabei de sair do cinema. Sim, fui ver o filme sobre a vida de Nelson Mandela. Saí de lá com o coração tão cheio de força e amor por tudo e todos. Dei por mim a pensar em tudo o que se tem visto no decorrer das ultimas décadas, séculos, milénios. 
Um planeta chamado Terra que é verde e azul. Com um raiar amarelo e repleto de gente e animais de todas as cores. 
Uma Terra chamada Mundo que é cinzento e sangrento. Onde, no decorrer dos anos a violência esteve presente, as armas tiveram mais força do que as palavras e onde o amor pouco ou nada serviu para, a tempo curar e aquecer corações. E, não me venham dizer que foi uma luta de brancos contra negros. Não foi assim há tanto tempo que os brancos lutavam pela sobrevivência num campo de concentração. E, ainda ontem saiu no jornal pela milésima vez a batalha no Sudão de negros contra negros. Falemos de cor, de religião ou de política meus senhores. Tudo serve para se matarem uns aos outros.
Este mundo mete-me nojo.
E, eu meto-me nojo a mim própria por sentir tudo isto e continuar a deixar as minhas ideias e vontades no papel. Continuar a sentir um medo do desconhecido e uma certa dificuldade em ir.
Depois, todas estas vidas grandes me enchem e preenchem. 
Saber que existem pessoas que vêm de facto a este mundo para marcar com tanta distinção e sabedoria nas palavras e nos actos.
Um saber esperar e um saber sobreviver que lhe custou mais de vinte anos em prisão. 
Mas acima de tudo, um saber viver na arte de saber perdoar e aceitar. 
Aceitar os desígnios da vida e do melhor que esta para vir. 
Num mundo mais justo e com menos indiferença.
Obrigada Nelson Mandela.

1 comentário:

  1. Todos temos medo do desconhecido, querida Maria. Mas cada vez me apercebo mais que não somos nós que temos mais medos ou inseguranças do que os outros; apenas algumas pessoas têm mais facilidade em esconder os seus medos, receios, inseguranças e fragilidades ;)
    Não é fácil deixar para trás o que conhecemos, sem saber o que nos espera, mesmo quando aquilo que temos nem é o melhor. Porque sabemos com o que contamos, porque sabemos que conseguimos fazer frente ao que temos agora.
    Já foste para Inglaterra, sozinha - tanto quanto sei - há alguns anos. Nem toda a gente é capaz disso! Tens dado os teus passos, ao teu ritmo, a caminho dos teus sonhos. Um dia vão deixar de estar só no papel :)
    Quanto à restante temática do post, também eu sinto tanto nojo deste mundo. Quanto mais cresço, quanto mais conheço o mundo e os outros, mais gosto de mim. Nem precisamos de ir longe, a países que ficam no outro lado do mundo, nem de mencionar situações de massacres. As pessoas mentem, enganam, traem gratuitamente....mesmo ao nosso lado.
    Também nós faremos a diferença um dia, positivamente, acredito que sim. Mesmo que seja apenas localmente, junto de um pequeno grupo de pessoas e não à escala mundial, como Mandela fez.

    ResponderEliminar