sábado, 13 de fevereiro de 2010

Haja Alegria!

Comecei bem pequenina em 1986 a tomar-lhe o gosto. Sou uma fã incondicional do Carnaval. Aquela alegria, as músicas, a boa disposição, a teoria de que ninguém leva a mal, o convívio, a excitação da preparação dos vestidos, tudo me contagia!
Houve um ano até que a minha Mãe não me pode mascarar para o desfile da Escola e foi o pai que me arranjou a vestimenta, resultado:.
Uma bailarina bem à frente e moderna para a década de 80.
Já com 7 anos fui de índia num dia de chuva, com 9 de palhaço, pintada pela Maria Benedita. Estive quinze dias com um reacção alérgica na face que ainda hoje nos faz rir de cada vez que nos vem à memória. Tantas e tantas fotos de todos os Carnavais!
Pode parecer estúpido mas hoje estou mesmo angustiada e com uma sensação enorme de vazio. Sinto-me a viajar pelo meio de um turbilhão de sentimentos. O meu avô faz anos, a minha Mãe se cá estivesse também seriam 58 primaveras, as minhas amigas vão se mascarar daqui a umas horas e a Barraca (Bar) abriu para irem para lá dançar e saborear. E depois 2a Feira Carnaval de Torres. Mas aqui?! Nem bolo de anos, nem fatos, nem nada! Ninguém se mascara nem vivem o Carnaval! Para quem não gosta da festa do samba, tudo o que escrevo pode parecer parvoíce, mas quando se balança ao som da "Cabelêra do Zé Zé...". Ui! Tem muito que se lhe diga!
Mas como a vida são dois dias e haja alegria, passei a manhã toda com a família via net, almocei com lugar cativo na mesa do restaurante através deste quadradinho e cá estou para partilhar convosco momentos felizes de anos passados:



Obrigada minhas amigas. Hoje vou sentir muito a vossa falta, aquela animação quando a máquina da costura falha à última da hora, quando as medidas não batem certo e há uma que vai quase com o rabiosque de fora. Quando as asas são maiores do que deviam, quando as purpurinas não chegam, quando as cores não combinam. O que interessa é o espírito e a NOSSA amizade. Já passei muitos e bons momentos nos anos anteriores para hoje ter o que recordar e o dia passar mais depressa e não dar tanto pela vossa falta. Divirtam-se por mim, este ano a quarta-feira de cinzas chegou bem mais cedo e por mim enterro já hoje o meu amado Carnaval. Para o ano há mais e se tudo correr bem lá estarei durante os três dias até de madrugada! Tinha muitas mais fotos de várias mácaras mas estão todas em Portugal.
"Ô leva eu, Eva Eva
Leva tambem o meu amor, Eva Eva
E vamos juntos na avenida
É carnaval em São Salvador
Ô leva eu, Eva Eva
Leva tambem o meu amor, Eva Eva
E vamos juntos na avenida
É carnaval em Salvador".

4 comentários:

  1. É mesmo isso que dizes podes não cá estar hoje e nestes dias, mas tens agradavéis momentos para recordar e se Deus quiser haverá muitos mais carnavais para festejar e viver toda esta alegria!!!!
    Quando não temos aquilo que tanto gostamos, é quando lhe damos mais valor...e mais tarde apreciamos de outra maneira:) com muito mais sabor!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. És linda. Consegues transportar-nos para os momentos que descreves. Quantas saudades...
    Ainda bem que vivemos tantos momentos de alegria juntos. Hoje, mais que recordá-los, ajuda-nos a viver.
    As saudades são muitas, mas a presença é constante.
    Beijos, muitos.

    ResponderEliminar
  3. É carnaval!

    Nós lá em casa vivíamos todos o carnaval de uma maneira especial…

    Eram os assaltos à casa dos amigos e familiares….

    Eram as filhozes recheadas de alho e outras partidas… que só a avo china se lembrava de fazer…

    Eram as partidas cada vez mais loucas que a minha tia zaia e a marilia pregavam a todos nós...

    Relembro em especial um episodio que ficou para sempre gravado na minha memória e que me faz sempre rir... uma tarde de sabado resolvemos ir dar uma passeio a peniche...a minha tia colocou um aparelho no tubo de escape e à medida que iamos no carro ele apitava.. ahaahah Foi um delírio até a marilise descobrir...

    Tenho muitas saudades desses tempos...

    Felizmente tu e a tua irma herdaram muito desse espírito carnavalesco e assim espero que continuem... este ano estás longe mas há de haver muitos e muitos anos para nos divertirmos.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ahahhahahaha

    fazes-me rir muito...
    fazes-me chorar muito...
    fazes-me viver muito cada palavra que escreves, cada memória que me trazes de volta ao presente e isso é tãããããão de valor mariazinha:)

    ai minha maria! eheheh

    Grandes festas na casa da Bi, nos, a zezinha, a moniqueta, e tantos amigos que sempre ali se juntavam com tanta alegria. Obrigada Bi que preencheste a nossa infância de tantos mimos e que todos os dias tens sempre uma mensagem para nós, que nos faz tornar pessoas tão melhores!

    ahahaha a marilise aturava cada uma! mas também fazia das suas, fazia fazia!

    ahhahahaah e os chocalhos de latas debaixo do carro? e as máscaras que ninguém conseguia descobrir quem nós éramos? e as camas cosidas? e os bonecos que pregavam cada susto! ahah

    Adoro o Carnaval!!!!

    ResponderEliminar