sábado, 24 de abril de 2010

Queria de alguma forma prestar uma homenagem a Alguém muito querido na minha vida e que se estivesse entre nós faria anos hoje. Não sei para onde enviar esta carta.

"Querido amigo,
Desde pequena que a primeira imagem tua que trago comigo és tu e o teu bigode. Eu sei que é estranho e cómico ao mesmo tempo, mas é verdade! Fumavas e às vezes o bigode ficava queimado do fumo do cigarro e mudava de cor. Durante alguns anos, em cada dia 17 de Novembro, obrigava a minha Mãe a parar à tua porta de casa ou no Centro de Saúde para te dar o meu desenho sobre o Tabagismo.
Viagens ao Alentejo, banhos no Guadiana, compras de uns sapatos de pano na fronteira de Espanha.
Festas de Carnaval, Ovos escondidos na Páscoa, organizações de festas do Seixal.
Medicina. Quando ia a Ribamar, ao Jardim de Infância ter com a minha Mãe ainda fugi muitas vezes para o Gabinete onde davas consultas. Lembras-te?
Médico de Família, da Família!
Muitas vezes ias lá a casa e, quando te sentavas no sofá e pousavas a mala castanha que abria ao meio e lá dentro tinha todos os blocos de receitas e o estetoscópio, perguntavas: "Então miúda de que te queixas? (...) Vais fazer ben u ron, soro fisiológico nesse nariz e água do mar". Confesso que sempre detestei a parte da água do mar!
Quando a minha mãe adoeceu dizias tantas vezes à porta de casa " F. não te posso dizer mais por agora...amanhã volto cá mas se Ela for para Lisboa avisa-me". Ainda falámos os dois sobre "isso" uma vez. "Isso", aquela doença que anos mais tarde terias de combater também.
Como me custou tanto deixar-te passar por "isso" e, não haver nada que pudesse fazer para impedir. Oh que impotência estúpida.
Exposição de fotografias.
Antes de eu ir viver aqueles meses para Cabo Verde, disseste -me para ir lá a casa porque tinhas umas coisas para me mostrar. Passei uma hora e tal a ver todos os albúns de fotografias que tens sobre Cabo Verde, aliás, se não me falha a memória, conheceste  a maior parte das ilhas.
Cabrito no forno, outra longa história. Um dos jantares que preparei lá em casa e que fiz cabrito no forno sem saber que não gostavas de cabrito! Tinhamos descongelado todas as arcas para limpeza e os congelados estavam todos na casa da Avó. Nem um bifinho tinha para grelhar. Acabou a B. por te fritar um dos que tinhas comprado à tarde. Foi hilariante essa noite!
Levaste-me naquele ano ao Algarve contigo. Na verdade passei muitas tardes e noites em tua casa depois da minha Mãe ter ido embora. Os jantares com pudim ploft!
E na Pink Summer Party, em Agosto passado, lá em casa, adorei a camisa que levaste! Meia vermelha na verdade como disse a Be, mas tu vias cor-de-rosa, porque não? Grandes fotos tirei-te eu a ti nessa noite! Foi nessa noite que a Z. me disse que te ia contar que se ia casar. Obrigada por me teres dado aquela prima.
Tenho saudades tuas L. Não me fazes falta só a mim, fazes a todos. E, como viver de memórias é o que sei fazer de melhor, quis refrescar a tua e fazer-te saber da importância que tens na minha vida.
Nunca te esqueço.
Esta música é para ti.
Parabéns por ti meu amigo."

Sem comentários:

Enviar um comentário