segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ma Belle Evangeline

Domingo, acordei de manhã, olhei-me ao espelho e que medo! Odeio domingos, até mesmo quando estou de folga. Desde pequena que sinto aquela distenia no estômago quando chega o fim de tarde de Domingo. Pensei, "sozinha em casa a atrofiar o neurónio é que não!". Fui ao cinema ver o último filme da Disney, "A Princesa e o Sapo". Não sei se por influencias da minha Mãe ou não, mas sempre fui uma admiradora acérrima dos desenhos aimados da Walt Disney. Ela costumava comprar todas as cassetes dos filmes para puder levar para os alunos assistirem e eu sentia-me uma priviligiada porque as tinha todas em casa religiosamente guardadas! Muitos dos filmes sabia as falas de cor para ser mais precisa! Lembro-me que quando saiu o filme "O Rei Leão", o meu pai levou-nos ao cinema na Avenida de Roma, o filme foi todo em inglês, sim, porque ainda não se faziam traduções para português como agora, e, as que haviam, quanto muito eram traduções em brasileiro. Quem não se lembra do filme "A pequena Sereia" em brasileiro? Cantado de outra forma nem tem a mesma graça! "Hoji eu tenhu, umá porção di coisas lindas nestá colecção..." (Brincadeira)

Mas nesse dia, na Avenida de roma, recordo que estava nervosíssima porque tinha a certeza de que não iria perceber nada, mas o pai fez o favor de traduzir a maioria das falas! Depois recebi nesse Natal a cassete em Português. "Hakuna Matata (...) eu tenho meia dúzia de côcos (...) Deixxaaaa-mmmeee entrarrrrr (...) Querem ver um porco a dançar o Hula? (...) Querem boa carne para comer? quer quer quer!!". É bom ser-se pequenina às vezes! Hoje lá sentada sozinha na sala gigantesca de cinema irritei-me com três inglesas com os seus 19 anos, todas apoquentadas, as pequenas, porque estavam a ver um filme para maiores de 4 anos e depois riam-se muito, todas atrofiadas. Por um bocadinho que não me voltei para elas e disse "Minhas queridas, se estão todas envergonhadinhas porque o filme é para os mais pequenos, vão para casa e aluguem mais tarde e vejam às escondidas debaixo da cama para ninguém ver!" Pelo amor de Deus, qual é a vergonha de se ver um desenho animado? Pois eu estava bem animada e entusiasmada por ver o meu filme.

As cadeiras ao meu lado estavam vazias, mas aconteceu-me uma coisa muito engraçada. Eu sou toda muito céptica nestas coisas, acho que por isso nunca me aconteceu antes tal situação. Na verdade estou a sorrir a pensar nisto mas vou partilhar:

No início do filme, lembrei-me de vários momentos em pequena com os filmes da Disney em família, mas um dos mais marcantes foi uma vez que fui ao cinema com a minha Mãe. Fomos ao Centro Comercial Colombo as duas, tinha aberto há pouco tempo e eu ía dormir em casa da minha tia porque ia ser operada no dia seguinte. Tinha os meus 12 anos se não me falha a a memória. Éramos as únicas na sala e o filme era "O Hércules" da Walt Disney. Foi a última vez que fui ao cinema com Ela. Sim, porque "O Corcunda de Notre Dame" vimos em casa, alugado e à pressa porque íamos à Disneyland a Paris e era a atracção mais badalada na altura dos 5 anos da Disneyland em 1997. Essa cassete, nunca a cheguei a receber...

Mas hoje (como ia toda entusiasmada a contar), antes do filme começar, assaltaram-me à memória todas estas recordações e, de repente, senti um calor enorme quando pousei a bebida no banco. Senti esse calor bem do lado direito no meu braço, exactamente ao pousar o copo. Quero acreditar que Ela também viu este filme comigo e que na realidade eu não estava ali sozinha. Senti-me mesmo contente durante todo o filme, ri, chorei, voltei a rir muito! Se foi apenas um sonho, tenho pena, o filme foi bastante bonito e seria um dos que ela adoraria, cheio de romance, com grandes músicas e com histórias de estrelas cadentes cheias de magia. Mesmo como só a Walt Disney sabe fazer! Valeu mesmo a pena ser Domingo à tarde!
Ah! vejam o filme e depois perceberão o título da mensagem :)

2 comentários:

  1. Ás vezes quando nao encontramos uma explicação plausível para aquilo que nos acontece, achamos que é melhor pensar que tudo foi um sonho!!!!
    Beijinhos
    Maguei

    ResponderEliminar
  2. não acho que foi um sonho!!! hoje como mãe tenho a certeza que, se eu parti-se viria em silencio amar e proteger os meus filhotes,o amor de uma mãe ultrapassa a barreira da separação depois da morte.bjs luisa

    ResponderEliminar