segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Guia Turística


Terça-Feira passada, de manhã, pelas 9h30m tocam à campaínha. Aborrecida, irritada, pronta a disparar um Hello mal disposto a quem quer que fosse por me ter acordado na minha folga tão esperada, lá fui abrir a porta. Era o carteiro com duas encomendas e, vinham de Portugal, reconheci imediatamente o símbolo e o pacote. Abri ansiosamente e era uma encomenda do pai e da sua mais que tudo! E o que vinha? O que vinha lá dentro? Muitas revistinhas para por a leitura portuguesa em dia, política, acontecimentos, cusquices, moda! E mais e mais? O belo do bacalhau (ascendi imediatamente a emigrante n.º 1), uma embalagem de manteiga Mimosa (tinha de ser!! Yami!!!!) e no meio de tudo, muito bem embrulhadinhas, lá estavam elas fresquinhas e tão encarnadinhas... garrafinhas da minha ginja preferida!! Ai jesus, ascendi a emigrante n.º 10! Mas que bom alguém me ter acordado naquela manhã! Obrigada Pai e Paula! Estou neste momento a deliciar-me com uma ginja de Alcobaça e aprecio a lágrima que escorrega no copo, que alegria!
Andei distante, foi uma semana cheia de boas emoções na verdade. Tive visitas em casa e, claro está, que me corre na veia o bom costume português de bem receber. Passei a semana a preparar roteiros, cidades, mapas, locais importantes a não perder.
A minha amiga Maguie chegou na Quarta-Feira e, até hoje foi uma verdadeira animação. Desde Oxford City a London City, passando para dormir em High Wycombe foi tudo hilariante. Desde as noites nos Pubs, ao Madame Tussauds, a km a pé perdidas no meio das Britolândias, ao Musical no Sábado à noite em Piccadilly Circus foi tudo brilhante! Já para não falar dos comentários fantásticos da Maguie "Bem Maria elas aqui usam 1 cm de saia e 12 de saltos". É verdade, um frio terrível e sábado à noite Oxford Street tinha os melhores modelitos para qualquer uma de nós! Eu ria-me dos comentários da Margarida e a minha amiga Fi [habitante lá de casa!!:)] ria-se dos meus. Pois quando estávamos as três todas contentes em Covent Garden a beber o belo do Caramel Machiatto quentinho, cinco muçulmanas vieram na nossa direcção e uma, sem me ver, veio de encontro a mim e pumba! Uma grande canelada com um salto alto do além mesmo em cheio na minha perna. Claro está que eu sorri, e continuei o meu caminho a coxear mas rapidamente, e bem à portuguesa, me saí com esta expressão: " Pois, tanta burca e tanta coisa que depois não veêm nada!" Foi a galhofa no meio da rua! Momentos que nos alegraram a temporada.
Hoje foi o último dia com a Maguie e, como o voo era às 18h20m aproveitámos o fantástico dia de sol (raro!) e alguma neve para explorar a zona perto de casa. Fomos então para West Wycombe à procura da Britolândia mais fofa aqui dos arredores. Assim que chegámos à aldeia o autocarro parou mas nós pensámos "o melhor é saírmos na próxima, no fim da aldeia". O pormenor é que a paragem seguinte ficava na aldeia seguinte! Esta aldeia tem apenas 1 km! Então andámos a pé pelo meio dos campos e quintas inglesas uns 2/3 km. "Mesmo à filme!".
E pronto, há umas horas atrás já a deixei no Aeroporto de Heathrow. Que dias felizes, que alegria em receber e partilhar estas boas disposições. Mas a Margarida terminou dizendo muito bem " Maria, não devemos ficar tristes porque acabou, mas sim felizes porque aconteceu!".
No regresso a casa, lembrei-me do Hugh Grant, no filme o Amor Acontece, quando ele fala das emoções nas partidas e chegadas em Heathrow. O meu sonho era ter ido com ela no avião e ir até casa ver o Mar, mas a realidade foi voltar para esta casa, que está muito quentinha, a ginja deliciosa, para continuar a desenvolver o meu inglês, a minha experiência profissional e para continuar a sentir-me assim feliz de cada vez que recebo pessoas, de cada vez que passo as semanas a preparar as estadias!

2 comentários:

  1. fico feliz por saber que tens amigas que te visitam e te fazem matar um pouco as saudades de portugal.gostei da ideia da ginga(não hà como uma boa ginga para lembrar os portugas)bjs da auxiliar de peniche

    ResponderEliminar
  2. Eh eh pois foi, foram dias cheios de aventuras, peripécias, emoções, alegria e muita coisa para contar...ainda me lembro quando cheguei no 1º dia ao aeroporto. Um ambiente completamente estranho, e de repente...uma cara tão familiar!!! soube tão bem! lembro me perfeitamente daquilo que senti naquele momento!
    foram muitas aventuras desde o chapéu de chuva que não teve uso, passando pelo musical que não tínhamos bilhete e á última da hora lá conseguimos.; a ter ficado 2km depois de West Hycombe, a descobrir uma casa com o leite á porta..cenas dignas de um filme british
    Em relação ao tempo é caso para dizer”Quem é que traz o bom tempo, quem é?" se quiseres ver o sol, já sabes o que tens de fazer!!!
    Quem diria que um dia estaríamos as duas em Londres, a viver todas estas aventuras?
    São tantas e boas recordações, a vida dá-nos boas surpresas!! Se tivesse de descrever com um adjectivo, diria que tinha sido intenso!! Obrigado pela tua paciência, alegria, entusiasmo..mas sobretudo pela tua amizade! Obrigado por tudo!!
    Bjs para a guia turística mais acolhedora de High Wycombe

    ResponderEliminar